Ecotoxicologia e Sociedade: bases para o desenvolvimento sustentável

O QUE VEM POR AÍ

A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (ECOTOX-BRASIL), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (UNIT) realizarão nos dias 1 a 4 de setembro de 2018, na Cidade de Aracaju (SE), a décima quinta edição do CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA, reconhecido como ECOTOX-2018.

Os Congressos Brasileiros de Ecotoxicologia têm se caracterizado por proporcionarem a divulgação de trabalhos técnico-científicos apresentados por especialistas brasileiros e estrangeiros, e o aprofundamento de discussões sobre temas de interesse crescente na área. Podemos relatar alguns desses interesses como: estabelecimento de critérios e normas de qualidade de água, sedimentos aquáticos, solo e ar na legislação brasileira, uso de metodologias químicas e biológicas no monitoramento da qualidade dos recursos hídricos, poluentes orgânicos persistentes, contaminantes emergentes, agroquímicos, análise crítica e necessidade de revisão das políticas de meio ambiente, técnicas de avaliação de risco e monitoramento da qualidade ambiental, aspectos relacionados à contaminação de solo, ar e água, credenciamento de laboratórios de ecotoxicologia, normatização e padronização de metodologias estabelecidas e avaliação de novas metodologias ecotoxicológicas, exercícios de intercalibração laboratorial, procedimentos legais para o registro de pesticidas junto aos órgãos competentes, tecnologias limpas, técnicas de biorremediação, avaliação da perda de serviços ecossistêmicos, entre outros. Assim, este fórum tem criado um ambiente bastante propício para o desenvolvimento técnico-científico desta área e para a transferência deste conhecimento para setores relevantes da sociedade.

O tema do XV ECOTOX será “Ecotoxicologia e Sociedade: bases para o desenvolvimento sustentável”, cujo foco será estimular a discussão entre Academia, Empresa e Poder Público, sobre a contribuição desta ciência para diversas questões ambientais. Dentro desta temática, espera-se discutir: as diferentes abordagens dos estudos na Ecotoxicologia e suas aplicações nos setores econômicos, sociais e ambientais; o reconhecimento das novas fronteiras na Ecotoxicologia e os avanços metodológicos para atender as demandas futuras; as mudanças geográficas e as escalas de estudos nas análises ecotoxicológicas e em suas avaliações; a contribuição da Ecotoxicologia para a manutenção dos serviços ecossistêmicos e para a análise de risco ecológico; a questão das mudanças climáticas e outros eventos naturais ou antropogênicos que podem causar desordem na biosfera e que precisam ser investigados sobre a ótica da Ecotoxicologia, bem como a contribuição da Ecotoxicologia para o bem estar social, para o estabelecimento de diretrizes em políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável. A perspectiva de participação no ECOTOX-2018 é de 1000 congressistas, a exemplo dos últimos eventos, incluindo participantes da academia, governo e iniciativa privada. Para o pleno desenvolvimento da programação, os eventos serão estruturados em sessões temáticas, palestras, apresentação de trabalhos técnico-científicos (sessão de painéis e apresentações orais) e minicursos. Além disso, contar-se-á com a participação de expositores de diversos setores ligados à temática do evento. Tais atividades estão programadas para serem realizadas nos quatro dias do evento, no período de 1 a 4 de setembro de 2018.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Realização: Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia – ECOTOX-BRASIL
Dr. Evaldo Luiz Gaeta Espindola (USP) – Presidente da ECOTOX-BRASIL
Dr. Alexandre Arenzon (UFRGS)
Dra. Clarice Maria Rispoli Botta (USP)
Dra. Maria Edna Tenório Nunes (USP)

Apoio: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Dra. Andréa Novelli – Presidente do ECOTOX-2018
Dr. Bruno Santos Souza

Apoio: Universidade Tiradentes (UNIT)
Dra. Juliana Cordeiro Cardoso
Dra. Eliane Bezerra Cavalcanti
Dr. Rubens Riscala Madi

Secretaria Geral do ECOTOX-2018
Sra. Thammy Barreto (T&M Eventos)
Celular: (47) 99946-7923
E-mail: ecotox2018@gmail.com

Observação: informações sobre o evento deverão ser enviadas exclusivamente para ecotox2018@gmail.com (Secretaria Geral do Ecotox 2018). Para conhecer um pouco mais sobre a ECOTOX BRASIL acesse www.ecotoxbrasil.org.br e sobre o evento acesse www.ecotox2018.com.br.

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Dr. Adalto Bianchini (FURG)
Dr. Afonso Celso Dias Bainy (UFSC)
Dr. Alexandre Arenzon (UFRGS)
Dra. Aline Fernanda Campagna Fernandes (UFERSA)
Dra. Ana Teresa Lombardi (UFSCar)
Dra. Andrea Novelli (UFS)
Dra. Barbara Estevão Clasen (UERGS)
Dr. Charrid Resgala Junior (UNIVALI)
Dra. Cíntia Mara Ribas de Oliveira (UP- Curitiba)
Dra. Clarice Maria Rispoli Botta (USP/São Carlos)
Dra. Claudia Bueno dos Reis Martinez (UEL)
Dr. Evaldo Luiz Gaeta Espindola (USP/São Carlos)
Dr. Fabio Kummrow (UNIFESP)
Dr. Fabiola Xochilt Valdez Domingos Moreira (INPA)
Dr. Flávio Manoel Rodrigues da Silva Junior (FURG)
Dr. Gilberto Fillmann (FURG)
Dra. Helena Cristina da Silva de Assis (UFPR)
Dr. Italo Braga de Castro (UNIFESP)
Dra. Jeamylle Nilin Gonçalves (UFS)
Dra. Julia Carina Niemeyer (UDESC)
Dr. Luiz Felipe Mendes de Gusmão (UNIFESP)
Dr. Manildo Marcião de Oliveira (IFF)
MSc. Márcia Regina Gasparro (IO/USP)
Dra. Maria Edna Tenório Nunes (USP/São Carlos)
Dra. Marisa Narciso Fernandes (UFSCar)
Dra. Marta Margarete Cestari (UFPR)
Dra. Mary Rosa Rodrigues de Marchi (UNESP/Araraquara)
Dra. Nedia Ghisi (UTFPR)
Dra. Patricia Carla Giloni de Lima (UNICENTRO)
Dr. Paulo Sérgio Martins de Carvalho (UFPE)
Dr. Rhaul de Oliveira (USP-São Paulo)
Dra. Samantha Eslava Gonçalves Martins (FURG)
Dra. Tatiana Heid Furley (APLYSIA-ES)
Dra. Valeria Aparecida Prosperi (CETESB)
Dra. Vanessa Bezerra de Menezes Oliveira (USP/São Carlos)

Informações:

Information for foreign participants
Inscrições e consulta de cadastro clique AQUI

Informações:

Information for foreign participants
Inscrições e consulta de cadastro clique AQUI
 
Ecotox nas redes sociais.